Dica Express
Dica Express
Dica Express

COMO INSTALAR E FAZER APONTAMENTO DE ANTENA PARA SATÉLITE DA CLARO,OI,VIVO ,SKY,TODOS OS SATÉLITES

É comum ter dúvidas para cálculo de azimute, principalmente para B4 OU C2 CLARO
Vou exemplificar a técnica que utilizo com os dados de minha cidade SÃO PAULO
Pr. ( lat. 24.3 e long. 52.5 aproximadamente).
Objetivo: achar o azimute do B4 (84 W) tendo como referencia original a antena apontada para o C2 (70 W). O primeiro passo é ter em mãos o azimute (norte verdadeiro) de ambos os satélites, isto se consegue em sites especializados, sugiro por estar atualizado o ,Com o auxilio de uma fita métrica (estas de alfaiate) mede-se o perímetro da haste ou tubo que fixa a parabólica, aproveitando este momento para marcar com uma caneta um ponto de referencia inicial entre o tubo e a antena. Anote nomenclatura para os dados obtidos, como segue:
Azimute norte verdadeiro de origem NVO = 322.6 graus
Azimute norte verdadeiro de destino NVD = 303.9 graus
Perímetro do tubo PT = 24.2 cm
Diferença de azimutes D = NVD – NVO= 303.9 – 322.6 = -18.7 graus . Não importa se deu um numero negativo, usar somente o modulo do resultado, ou seja D = 18.7

Novo azimute NV = (PT x D) / 360 (fórmula)

NV = (24.2 x 18.7) / 360 = 1.25 cm
Novamente com o auxilio da fita métrica, vou até o ponto referencial inicial e marco o novo azimute de destino, no meu caso a 1.25 cm a esquerda ou oeste, olhando por trás da antena. No caso deve ser virada a antena para a esquerda pois quanto maior a longitude do satélite de destino ou o seu W ele estará mais para o Oeste ou seja para a esquerda. (Note que os dados de minha cidade são para o hemisfério sul, se estivesse acima da linha do equador, a ação inverteria).
Se a diferenca de azimutes dos satelites passar pela longitude da antena, diminuir 360 graus do maior azimute e somar o resultado com o de menor azimute.
Pronto ai é só virar a antena no novo azimute.
Para a elevação usa-se um inclinometro feito com um transferidor de plástico tipo meia lua, onde um pequeno peso é amarrado com o uso de uma linha de nylon (pesca) na origem do transferidor.
O negocio funciona tão bem que já mudei de satélite sem auxilio de tv no local da antena. Verdade mesmo, não tire saro não. Espero ter ajudado os colegas que gostam de ter como hobby a recepção de áudio e vídeo via satélite como tenho desde cinco anos atrás.
Dica boa é fazer uso de um link de vídeo na saída de vídeo do receptor e usar uma tv de bolso quando for fazer os ajustes na antena. Ai é fácil não precisa de extensão elétrica, receptor, tv grande, cabos, etc
Share on Google Plus

Autor Web Show

NOSSAS ATUALIZAÇÕES SÃO GRATUITAS NÃO CADASTRE CELULAR PARA FAZER DOWLOADS!!!
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: